A Evolução é Apenas Mais Uma Religião?

Kadargo
Resumo: A teoria evolucionária é uma teoria científica que lida com dados científicos, não um sistema de crenças metafísicas ou uma religião. No entanto, ela define os tipos de problemas gerais com os quais a biologia lida e também atua como uma atitude filosófica ao lidar com mudanças complexas. Alguns afirmam que a evolução é um equivalente metafísico de uma religião. Para atacar a evolução, esses críticos sentem a necessidade de apresentá-la não apenas como uma teoria científica, mas como uma visão de mundo que compete com as visões de mundo dos opositores.

Naturalismo: É Realmente Necessário?

Kadargo
Resumo: A ciência deve assumir que tudo pode ser investigado empiricamente, mas isso não força, para quem o deseja, o abandono do sobrenatural. Na filosofia, “naturalismo” é a visão de que uma explicação é justificada na medida em que se baseia em evidências do tipo empírico. Tem sido muito ativo na filosofia da mente e filosofia moral, e recentemente como uma ferramenta para a “hegemonia conceitual” da ciência em oposição às visões de alguns sociólogos e historiadores da ciência que relativizariam visões de mundo.

Há Progresso e Direção na Evolução?

Kadargo
Resumo: A evolução não tem objetivo, mas há tendências direcionais de um tipo menor. Explicações teleológicas são mais complexas do que se imagina. Um dos equívocos mais comuns, com uma história muito anterior a Darwin, é que a evolução é progressiva; que as coisas ficam mais complexas e perfeitas de alguma forma. De fato, essa visão é atribuída mais às atitudes sociais e religiosas da cultura europeia dos séculos XVIII e XIX do que a qualquer evidência.

Reducionismo e Evolução

Kadargo
Resumo: A biologia não pode ser reduzida a física, mesmo que todas as entidades biológicas sejam entidades físicas e nada mais. Seleção de grupo não é uma teoria evolucionária aceita, mas a classificação de grupo é. A filosofia da ciência, e as críticas à teoria evolucionária em particular, foram guiadas pela visão de que a física, ou talvez a matemática, é o próprio modelo de uma disciplina científica moderna. Se não é como a física de alguma forma, então não é ciência.

Por Que as Espécies Naturais Devem Permanecer Fixas?

Kadargo
Resumo: As espécies não são tipos eternos, embora sejam tipos naturais. Antes de Lamarck, as espécies eram consideradas espécies eternas, e qualquer organismo isolado tinha todas as condições necessárias e suficientes para ser membro daquela espécie. Pense assim: Para ser um membro da torcida de um time de futebol, você deve ter certas características. Para fins de argumentação, suponha que sejam: pagou a adesão ao fã-clube, um interesse pessoal beirando o obsessivo nas fortunas de sua equipe, e propriedade de certos itens de identidade da equipe (bonés, bandeiras ou livros).