Evolução e Filosofia
A Evolução e a filosofia tem uma relação tão antiga quanto a própria ideia da evolução. Isso é parcialmente devido ao fato de que a ciência e a filosofia somente se separaram ao redor da mesma época em que as primeiras ideias evolucionárias estavam sendo propostas, mas também porque - especialmente em um contexto Darwiniano - a evolução se opunha a muitas doutrinas filosóficas queridas.
A primeira grande critica da evolução residia na ideia de que as espécies erem tipos eternos, e portanto, por definição, não poderiam mudar. Mais recentemente, críticas se baseiam na noção da Ciência em si, de que a evolução falha em alcançar os padrões da verdadeira ciência, opiniões essas que foram expressadas tanto durante o tempo de Darwin quanto antes. Se nosso objetivo é compreender tais críticas, precisamos entender a filosofia da ciência mais profundamente.
Muitos outros tópicos relacionados a esse debate filosófico foram levantados, e eles são analisados brevemente: reducionismo, progresso e direcionalismo, teleologia, naturalismo e ética evolucionária. Nem todos esses argumentos estão relacionados ao criacionismo, mas todos eles podem ser aplicados a argumentos antievolucionistas por aqueles que utilizam uma abordagem do ponto de vista das humanidades. Finalmente, até filósofos como Popper que admiram e aceitam a teoria evolucionária, avançaram ideias de que a evolução é uma tautologia e metafísica ao invés de ciência.
Minha conclusão é que a evolução, especialmente as teorias modernas, é ciência em sua melhor forma, e quando ela e a natureza da ciência são consideradas realisticamente, a evolução, de uma perspectiva filosófica não peca em nada. Essa dissertação irá lidar com essas questões e desentendimentos filosóficos sobre a evolução:
- É o princípio da seleção natural uma tautologia?
- É a ciência evolucionária uma ciência real?
- Pode a ciência evolucionária realizar predições?
- São as espécies tipo fixos?
- A Biologia deve ser reduzida à Física?
- É a evolução direcional ou progressiva?
- Existe um objetivo na evolução? [OBS: mesmo artigo do item acima]
- A ciência precisa ser “naturalista”?
- A teoria da evolução impõe uma moralidade “do mais forte”?
- É a evolução um sistema metafísico parecido com a religião?
Eu peço desculpas pela natureza rebuscada e com um excesso de referencias dessa dissertação, mas o campo é complexo e vasto, e aqueles que querem entender seus problemas devem estar preparados para muita leitura. Apesar disso, eu tentei, da melhor forma possível, resumir os problemas principais. As referências irão fornecer um ponto de entrada aqueles que só estão conhecendo o assunto agora.